Seja lá qual for o seu objetivo com a musculação, uma coisa é certa: as dificuldades virão. Seja em forma de desânimo, preguiça ou lesões, os desafios vão aparecer e cabe a você enfrentá-los de cabeça erguida.
Para dar uma forcinha, nós, da Equipe Taurene, separamos 7 dicas para quem está começando agora na academia! Confira abaixo e depois deixe um comentário nos contando o que achou.
7 Dicas matadoras para os iniciantes na musculação
1 - Não se compare
Ao começar a malhar, não é raro que uma pessoa comece a comparar o seu corpo e performance com os dos outros alunos da academia. Enquanto essa for uma comparação saudável, que traz estímulo e aprendizado, ótimo…O problema está no excesso de comparação, que fatalmente pode levar você a ficar desanimado ou mesmo lesionar-se por excesso de carga nos exercícios.
Antes de se comparar, lembre que cada pessoa possui histórias, metas e expectativas diferentes. Respeite isso.
2 - Não existe mágica
Sim, a gente sabe que você está cheio de expectativas com essa nova fase de exercícios e cuidados com o corpo, mas uma coisa precisa ficar bem clara: milagres não existem por aqui!Quanto mais alto for o seu objetivo com a musculação, mais você precisará se esforçar para alcançá-lo. De qualquer forma, temos uma ótima notícia: grande parte dos iniciantes costumam sentir excelentes resultados já nas primeiras semanas de treino!
3 - O segredo é a consistência
Não existe mistério na hora de conseguir emagrecer, ganhar massa muscular ou atingir qualquer outra meta com a musculação… A palavra de ordem é uma só: consistência.De nada adianta treinar por 2 horas na segunda-feira se, no restante da semana, você sequer vai se lembrar de que a academia existe. Pense nisso.
4 - Às vezes o ânimo só vem depois que você começa
Por diversas vezes você estará super animado e com energia para treinar, mas nem sempre será assim.Em alguma oportunidades, você terá outras coisas interessantes para fazer ou estará cansado e com preguiça. É nessa hora que surge a necessidade de ser forte e tomar a decisão mais benéfica de todas: “VOU TREINAR!”.
Não pense muito, apenas levante, vista-se e vá para a academia! Pouco tempo depois de começar o treino você já estará mais animado e orgulhoso pela atitude e força de vontade.
5 - É preciso cuidar da sua dieta
Nem só de treinos se constrói um corpo melhor, é preciso cuidar também da dieta!Se atualmente você ainda come alimentos industrializados, fast food e muito açúcar, chegou a hora de virar esse jogo. É claro que você não precisa cortar tudo de uma vez, mas, aos poucos, prefira uma alimentação mais nutritiva, rica em proteínas, gorduras boas e carboidratos complexos.
6 - O sono regulado é um grande aliado
Além de uma rotina desafiadora de treinos e uma boa dieta, você também precisará de boas noites de sono se quiser ter resultados na academia.Sim, um sono de qualidade é tão importante quanto treinar e se alimentar bem… Infelizmente alguns iniciantes ainda não se deram conta disso.
É quando o nosso corpo relaxa e consegue adormecer que:
- A síntese proteica aumenta, construindo novas fibras musculares em ritmo acelerado
- As reservas energéticas do corpo se reestabelecem
- Hormônios importantes (como GH e testosterona) são produzidos e regulados
Se você está se perguntando sobre quantas horas deve dormir por dia, saiba que essa resposta varia de organismo para organismo. A recomendação geral é para que um adulto durma, em média, pelo menos 8 horas por noite.
7 - Falhou? Retome o plano amanhã!
Prometeu a si mesmo que iria para a academia a semana toda e acabou falhando na quinta-feira?Nada de deixar a frustração dominá-lo ou aproveitar a deixa para faltar na sexta também. Agora é a hora de aceitar a falha e retomar os planos já no dia seguinte.
Lembre-se: a consistência é a chave!
Nenhum comentário:
Postar um comentário